A Conferência Nacional da Indústria de Novas Proteínas acontece integrada à PLANT-BASED TECH 2026 e tem como objetivo trazer palestras, discussões e inovações a respeito de tópicos importantes da indústriada indústria plant-based, fermentação e carne cultivadas. Inscrição obrigatória - VAGAS LIMITADAS

Temário Preliminar em breve

Rumo

à conquista do consumidor

Durante a Plant-Based Tech, o maior evento de inovação e tecnologia para alimentos à base de plantas, acontece a imperdível Conferência Nacional da Indústria de Novas Proteínas — o ponto de encontro estratégico para líderes, empreendedores, pesquisadores e investidores que estão moldando o futuro da alimentação.

Nesta conferência de alto impacto, você terá acesso aos principais nomes do setor, insights de mercado, inovações científicas e cases que estão revolucionando a cadeia de valor das proteínas alternativas — de ingredientes vegetais a tecnologias de fermentação e carne cultivada.

Não há dúvida sobre os avanços e perspectivas do mercado plant-based. No mundo inteiro estamos acompanhando a corrida para oferecer cada vez mais produtos saborosos, nutritivos, justos e práticos.  Mas para isso se faz necessário investirmos em planejamento e conhecimento. A PLANT-BASED TECH se orgulha de oferecer este grande encontro ao mercado.

🔬 Por que participar?

  • Descubra as tendências globais que estão guiando o consumo e a produção de proteínas alternativas.

  • Conheça startups disruptivas, investidores visionários e marcas líderes que estão transformando o mercado.

  • Entenda os desafios regulatórios, as oportunidades de exportação e os caminhos para escalar com sustentabilidade.

  • Explore como a tecnologia está acelerando o acesso a alimentos mais saudáveis, éticos e sustentáveis.

🌍 A transição para um sistema alimentar mais eficiente e resiliente passa pelas novas proteínas — e este é o palco onde as ideias se transformam em impacto real.

09h00 – 09h30

ABERTURA – CAFÉ DA MANHÃ TEMÁTICO

Gustavo Guadagnini – Presidente executivo do GFI Brasil
Ricardo Laurino – Vice Presidente SVB
Moderação: Lúcia Cristina Abdala – Diretora e Co-Founder TRIOXP Feiras e Eventos

09h35 – 10h15

Evoluções nas tecnologias Plant Based, Fermentação e Carne Cultivada


10h20 – 10h50

Cenário do mercado plant-based no Brasil: desafios, oportunidades e preferências dos consumidores.


11h05 – 11h45

Estado da Fermentação no Brasil


12h30 – 13h15

Prêmio Beba Plant-Based
Julgamento

14h05 – 14h35

Preservação da natureza, impactos do sistema alimentar tradicional e as soluções sustentáveis oferecidas pelas novas proteínas


14h40 – 15h20

Programa Biomas - pesquisas com biodiversidade e PAs


16h20 – 17h00

Exposição de trabalhos em Novas Proteínas e Desafio de Cases Alunos do APP (Alternative Protein Project, grupos formados em universidades brasileiras).

Moderação: Lorena

17h00

Anúncio do ganhador do Prêmio Plant-Based

17h30

Alt Protein Project Meeting GFI Brasil

08h45 – 09h30

Financiamento misto para fomentar iniciativas de inovação aberta, apresentando os caminhos para captação de recursos, oportunidades na indústria e suporte empreendedor. Cases de sucesso de parceiros


09h30 – 10h10

O potencial da utilização de subprodutos como insumos de meios de cultivo para produção de proteínas alternativas por fermentação e cultivo celular. Divulgação de dados de estudos prévios do GFI US. Mapeamento do estudo de Roadmaps tecnológicos para divulgar em C3/2026.


11h00 – 11h40

Muito Além do Regulatório: Como o governo Brasileiro atua para nos tornar uma potência de P&D em PAs


11h40 – 12h20

Abordagens alternativas a testes toxicológicos animais para avaliação de segurança de novos alimentos. Painel ou palestra para falar sobre New Approach Methodologies e seu potencial de substituição de uso de testes animais. Tocar também no potencial das análises proteômicas para avaliação de segurança.


13h30 – 14h00

A questão dos super processados na indústria plant-based, saudável ou não? Divulgação dos estudos publicados em 2025 sobre o Estudo Nutricional.


14h05 – 14h35

Divulgação de estudo que entrevistou mais de 40 profissionais do setor para elencar os gargalos, potenciais e necessidades.


15h25 – 15h55

A interação academia-indústria Desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas para o setor de proteínas alternativas. Avanços em ingredientes, processos e escalabilidade.


16h00 – 16h30

Mercado Planta Based e inclusão. Como produtores locais e comunidades estão sendo inseridos na produção de produtos Plant Based.


16h35 – 17h05

Painel tendências na produção de produtos plant-based: da matéria-prima a lançamentos cada vez mais saborosos.


Sujeito a alterações